A segunda edição do Mega Feirão da Construção Civil, realizado no último sábado (25/5), no Campo de Santana, no Centro do Rio, reuniu cerca de 8 mil pessoas, ofereceu mais de 1500 oportunidades de trabalho, contou com mais de 20 empresas participantes e teve como público-alvo alunos concluintes de cursos de nível operacional da área da construção civil, trabalhadores da cadeia produtiva do setor e desempregados em busca de trabalho. A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) participou do evento divulgando os cursos profissionalizantes e de qualificação aos jovens interessados. Também ocorreram Ações Sociais como retirada de documentos, serviços de saúde, internet gratuita, promovidas pelos organizadores e a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).
Fotos: Carlos Manthra
Perto da Estação Ferroviária Central do Brasil, o Campo de Santana ficou lotado durante todo o dia
Organizado pelo Seconci-Rio (Serviço Social da Indústria da Construção do Rio), com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-Rio) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Mega Feirão reuniu, num mesmo espaço, empregadores, candidatos a empregos, instituições públicas e de educação profissional, fabricantes que atuam na intermediação de mão-de-obra, ampliando a possibilidade de emprego, por meio da oferta de vagas, além de cursos de qualificação gratuitos.
Para o superintendente do Seconci-Rio, Sérgio Paiva, a iniciativa atingiu o seus objetivos que foi aproximar quem precisa trabalhar de quem tem trabalho a oferecer, além de trazer quem forma mão de obra qualificada para participar do evento. Segundo o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, que representou o governador, disse que a indústria da Construção Civil está contribuindo para aproximar a realidade da pobreza com a realidade das oportunidades econômicas.
O estande da Faetec foi muito procurado em busca de cursos profissionalizantes
Coordenando a equipe da Fundação na feira, a diretora de Formação Inicial Continuada, Márcia Pimentel, disse que eventos desse tipo atraem centenas de jovens que buscam se qualificar para disputar uma vaga no mercado de trabalho em franca expansão. Já a estudante Flávia Alexandre, que já tem o técnico, disse que o seu interesse era procurar cursos na área de enfermagem.
Entre as empresas que participaram com ofertas de emprego estão MRL, Brookfield, Fôrmas e Aliança Direcional, Gafisa / Tenda, RJZ, Cofix, Sindistal, Fernandes Maciel, Biapó, SIG, Odebrecht, Calçada. Como a Faetec, outras entidades parceiras levaram para o evento cerca de 1,2 mil alunos formados em cursos direcionados ao setor da construção. Entre elas o Instituto Locus, o Galpão Aplauso, o Projeto Mão na Massa e o Senai. Foram oferecidas vagas para mais de 20 profissões como pedreiro, montador, armador, carpinteiro, pintor e mestre de obras; também vagas para engenheiro civil, médico e enfermeiro do Trabalho, entre outros.
A equipe da Faetec divulgou intensamente o funcionamento dos cursos e atividades da Rede